Amplidão

Há paisagens que encantam,que couple le soufle ( hum ) menos pela beleza mas pelo simbolismo. Praias oceanicas, o deserto, até o espço, nao me remetem a monotonia mas a vazios, amplas geografias sem limites onde tudo posso porque nao ha fim. So eu sou mortal, finita, a amplidao e o vazio são perenes embora dinâmicos. Esse é meu espaço,onde me sinto bem. Mas olhando pra mim, tambem ha desertos e longos litorais interiores que nao carecem de personagens, nem de construções. Movem-se sistematicamente  ao sabor do vento ou das marés, mas conitnuam num ritmo cadenciado e constante sem se deixar ocupar.

Por vezes passam cometas que trazem luz a essas amplisões, sao fulgurantes e breves. Mas iluminam e enfeitam o céu. Parecem Halleys, nao avisam quando mas so surgem de tempos em tempos. Ha 4 anos o Halley brilhou ,intenso, bonito, grandioso, ofuscava com sua luz e no ceu, as demais estrelas se renderam ao seu brilho. Le  blueu  au   ciel. Ele cuzou o ceu e se foi, talvez numa outra orbita ressurja um dia ,mas cometas nao sao confiaveis, outros corpos celestes os atraem e os levam para orbitas distantes e ainda mais elipticas.

Tempos depois uma estrela surgiu no céu, refletiu no mar ,na areia e foi ganhando brilho, crescendo, mostrando sua luz como uma promessa. La ficou ela, clareando noites e se recolhendo nos dias. Mas  sua órbita mudou e o deserto e a praia ficaram sós,ora imersos na noite, ora banhados de sol. Luz e sombra, sol e dia, vento e maré, é o movimento do vazio, da amplidao e eu gosto disso.

Nao espero mais cometas, nem estrelas nem auroras boreais. Sobre mim, um céu de brigadeiro.So em tons de azul dia e azul noite. O céu é parte da paisagem, bastam lua e sol como bastam os ventos. So quero a paz de poder me sentir parte do meu vazio, vagar na amplidão. Não preciso de mais do que isso.

ana.mmk

 

2 Responses to “Amplidão”

  1. Maestro Alex Says:

    deixando meu abraço fraterno e minha admiaç

  2. anammk Says:

    Agradeço tanta gentileza, Sr Maestro Alex. Obrigada
    bjs
    ana

Leave a Reply

